Ceia de Natal 2008/2009
Talvez seja a última Ceia de Natal, que eu e mais alguns de entre nós, estejamos nesta Escola, enquanto Professores. Por isso gostaria que me permitissem algumas palavras, e julgo ser o momento próprio – não deixar para amanhã o que posso fazer hoje.
Andei por cerca de 14 Escolas, algumas com repetência, como é o caso e Esta é, sem dúvida, uma Escola singular. Há um clima que propicia ao trabalho e à camaradagem, clima esse que é proporcionado, sobretudo, pelo Ilustre Conselho Executivo, que em prol da vida privada está sempre disponível com um gesto solidário e amigo a quaisquer membros desta Escola, trabalhando incansavelmente, excedendo o horário laboral – daí esse olhar cansado mas, de certa forma, cada um revela no olhar a consciência do bem estar e a mágoa de um reconhecimento por parte da tutela, que nunca vai chegar. Quem está longe destes espaços, jamais fará a ideia da CASA grande que é a nossa Escola.
Os textos que vos aqui deixo, mostram a posição de uma professora que passou por muitas escolas e de tudo viu: doutores, professores e professorzecos; contínuos, auxiliares e “criados”... (assim eram todos considerados, consoante estatuto definido); porta fechada do Executivo, onde, em algumas, só se entrava depois de devidamente anunciados por um funcionário, destacado só para servir a Excelência; funcionários que tinham por objectivo controlar os professores, marcando-lhes falta, por tudo e por nada (claro que “esta benesse” era só para alguns), outros faziam o que queriam, faltavam, chegavam meia hora atrasados, ficavam a conversar,... Muitas vezes o medo percorria os corredores deste tipo de escolas, num clima de grande agressividade psicológica e profissional.
A manterem-se as imposições do ME, as escolas serão assim.
Esta, a nossa Escola, onde agora festejamos mais um Natal, é uma escola de sucesso na medida em que se trabalha para um todo, sem descuidar do bem-estar de cada um, dos que a Ela pertencem.
Sejamos firmes em preservar as boas escolas que temos e Esta merece, nós merecemos, os nossos Chefes merecem o nosso respeito e carinho.
Assim, um Bem-Haja ao Conselho Executivo e ao seu Presidente, um Homem singular, amado por todos.
Berta Quental Prata
CERTIFICADO DE EXCELÊNCIA AO CONSELHO EXECUTIVO e aos demais Orgãos de Gestão
Sem comentários:
Enviar um comentário